Grupo Ophthal lança novo conceito em Centro Cirúrgico no Ibirapuera
18 de maio de 2018

O que é o Glaucoma? Principais dúvidas

O que é o glaucoma?

É uma doença ocular capaz de causar cegueira se não for tratada a tempo, pois 80% dos glaucomas não apresentam sintomas no início da doença. É uma doença crônica que não tem cura, mas, na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão.

Como faço para saber se tenho glaucoma?

Para isto você deve consultar seu oftalmologista regularmente. Durante a consulta, ele fará ou solicitará diversos exames que poderão diagnosticar o glaucoma, tais como: exame do fundo do olho, medida da pressão intraocular e exame de campo visual.

Todas as pessoas podem ter glaucoma?

Sim, qualquer um pode ter glaucoma, mas é mais comum em negros, em parentes de portadores de glaucoma, em idosos, portadores de alta miopia, usuários crônicos de colírios com corticoides, diabéticos de forma discutível.

Glaucoma tem cura?

O glaucoma não tem cura, mas tem controle. Por isso a importância do rígido cumprimento do tratamento.

Organização Mundial da saúde

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o glaucoma constitui a segunda maior causa de cegueira do mundo, ficando atrás somente da catarata. Considerando que a cegueira causada pela a catarata pode ser reversível, provavelmente o glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível.

Estima-se que 60,5 milhões de pessoas tenham glaucoma no mundo. Este número deverá aumentar para 80 milhões até 2020, principalmente devido ao envelhecimento da população mundial. No Brasil estima-se que quase 1 milhão de pessoas tenham glaucoma e 70% delas sequer sabem. O diagnóstico tardio e a falta de informação sobre doença ainda são os principais desafios para conter o avanço da cegueira causada pelo glaucoma.

Fonte: Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)