Direitos e Deveres dos Pacientes
19 de janeiro de 2019
Ophthal e Júlia Herrera assinam convênio de cooperação técnico-científica na área de Oftalmologia
18 de fevereiro de 2019

Reprodução de artigo escrito por Celia Vimont

Um novo estudo descobriu que as hospitalizações de pessoas que sofreram traumas oculares, fossem ou não a lesão primária, aumentaram 18% em 13 anos. A maior parte do aumento deveu-se a quedas entre pessoas com mais de 65 anos. Mas existem coisas simples que você pode fazer para manter a si e aos seus entes queridos seguros.

Entre 2001 e 2014, quase um milhão de internações hospitalares sofreram lesões oculares como diagnóstico primário ou secundário. O número de pacientes que foram hospitalizados principalmente por causa de uma lesão ocular diminuiu, mas o número que foi admitido no hospital por outro motivo e também sofreu uma lesão ocular aumentou em 31% – de 14,5 para 19,0 por 100.000 pessoas. Os pesquisadores estimaram que 82% do aumento das lesões oculares secundárias foram atribuídos a quedas em pacientes idosos.

A mudança nas lesões oculares provavelmente é causada pelo aumento da taxa de quedas em uma população envelhecida, disseram os pesquisadores. Eles observam que a taxa de quedas nos Estados Unidos aumentou de forma constante ao longo da última década e é provável que continue a aumentar à medida que mais pessoas vivem mais e os idosos se tornam mais móveis.

Entre os pacientes que foram hospitalizados principalmente por uma lesão no olho, o diagnóstico mais freqüente foi fratura orbitária , ou lesão traumática no osso da cavidade ocular. Essas lesões são geralmente o resultado de traumatismo contuso no olho. Para os pacientes cuja lesão ocular foi um diagnóstico secundário, as lesões oculares mais comuns foram olho roxo e lesões nas pálpebras e nas glândulas lacrimais .

“As pessoas com visão diminuída correm maior risco de cair”, disse Laurie Barber, MD, um oftalmologista abrangente em Little Rock, Ark. “Problemas comuns de visão, como catarata, glaucoma e degeneração macular podem fazer uma pessoa cair. Felizmente, essas condições são frequentemente evitáveis ou tratáveis“.

A catarata pode causar visão turva, dificultando a visualização e aumentando o risco de queda, disse Barber. Um estudo recente descobriu que fraturas de quadril são menos prováveis após uma pessoa ter uma cirurgia de catarata. Pessoas com degeneração macular diminuíram a visão central. “Isso significa que alguém pode facilmente perder algo em seu caminho e tropeçar nele”, disse Barber.

As pessoas com glaucoma geralmente perdem a visão periférica (lateral), o que dificulta o encontro com as coisas. “Eu tenho pacientes que esbarraram em uma parede ou borda da mesa que não viram, o que os levou a cair”, disse ela. Pacientes com AVC também podem ter problemas de visão que podem levá-los a esbarrar em coisas e cair.

A cada ano, mais de um em cada quatro idosos caem, mas menos da metade diz ao seu médico, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Cair uma vez dobra suas chances de cair novamente. Só em 2015, mais de 28.000 idosos morreram em conseqüência de uma queda. Para reduzir o risco de queda, pessoas com 65 anos ou mais devem ter seus olhos examinados anualmente, recomenda o Dr. Barber. “Atualize seus óculos para ter certeza de que você está vendo o melhor que pode”, disse ela.

Os Centros de Controle de Doenças dos EUA recomendam as seguintes etapas para reduzir o risco de queda:

• Fale com o seu médico se tiver caído ou se sentir instável. Alguns medicamentos podem causar tontura ou sonolência e aumentar o risco de queda. Também tenha seus pés verificados e discuta os calçados adequados com seus cuidadores.
  • Participe de atividades físicas regulares – como tai chi, ioga ou hidroginástica – para melhorar sua força e equilíbrio.
  • Remover a desordem em sua casa que pode aumentar as chances de tropeçar.
  • Livrar-se de pequenos tapetes ou use fita dupla face para mantê-los no lugar.
  • Instale barras de apoio ao lado e dentro da banheira e ao lado do vaso sanitário.
  • Use tapetes antiderrapantes no banheiro e no chuveiro.

“Uma boa iluminação em casa é crucial para evitar a queda”, acrescentou Barber. “Mantenha sua casa bem iluminada para evitar tropeçar em objetos que são difíceis de ver.”