Programa de Aperfeiçoamento Fellowship 2020 – aprovados
20 de janeiro de 2020
Conjuntivite é possível sinal de alerta precoce de coronavírus, relatam oftalmologistas
2 de abril de 2020

O recente surgimento de um novo coronavírus (2019-nCoV), que causou um surto de pneumonia viral em Wuhan, China, colocando sob bloqueio três cidades chinesas: Wuhan, Huanggang e Ezhou despertou a preocupação global em relação à probabilidade de surgimento de uma epidemia, ainda mais considerando que foi registrado o primeiro caso no Brasil.

Embora a rota de transmissão 2019-nCoV ainda seja desconhecida, é sabido que o vírus se transmite principalmente através de gotículas e outras secreções corporais como gotas de tosse, espirros e lágrimas. Na prática oftalmológica, os profissionais de saúde podem ser particularmente suscetíveis a essas infecções. A preocupação principal é a proximidade entre o paciente e o oftalmologista durante os exames.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou: “Não se engane: isso é uma emergência na China. Mas ainda não se tornou uma emergência de saúde global. Ainda pode se tornar uma. Atualmente, é muito difícil prever o eventual impacto do 2019-nCoV. No entanto, será prudente utilizar as lições aprendidas com o SARS-CoV e se preparar para o pior. Até a criação da vacina, as estratégias de saúde pública provavelmente são as melhores armas contra o inimigo”.

A Ophthal Hospital Especializado conta com avançados recursos diagnósticos e assistenciais para os atendimentos oftalmológicos. Mantém um treinamento intensivo de suas equipes para assegurar atendimento adequado, bem como a segurança de pacientes, familiares e funcionários, dentro dos padrões de conduta recomendados

Confira neste link uma série de dicas para minimizar os riscos de contágio:

Baseado em artigo de Ivan Seah, Xinyi Su e Gopal Lingam
Departamento de Oftalmologia, Universidade e Hospital Nacional de Singapura
Publicado em 6 de fevereiro de 2020 – A Nature Research Journal


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0