10 de julho: Dia Mundial da Saúde Ocular
10 de julho de 2018
Ophthal é rede credenciada da CAASP e participa da Campanha Boa Visão
13 de agosto de 2018

O uso de óculos desatualizados é um dos fator que contribui para o crescimento de acidentes no trânsito com gravidade. No Brasil, o número de pessoas que perdem a vida por esta causa vem crescendo. É o que revelam os relatórios do DPVAT, seguro social que cobre acidente no país. Só nos cinco primeiros meses de 2018 foram mais de 100 pessoas/dia, um aumento de 7%.

A maioria dos brasileiros só faz exame oftalmológico quando vai renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “A nossa legislação é clara: para dirigir é necessário ter, no mínimo, 50% de acuidade visual”, explica Leôncio Queiroz Neto, oftalmologista perito em Medicina do Trânsito e membro da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (ABRAMET).

Segundo o especialista, o problema é que as alterações no grau dos óculos ou lentes de contato são lentas e passam despercebidas. “Por isso, pessoas que enxergam próximo ao limítrofe estabelecido pelo Detran correm mais risco de serem reprovadas no exame de renovação da CNH“, alerta.

Leôncio Queiroz Neto afirma que a dificuldade de enxergar aumenta em até três vezes a chance de acidentes. Isso porque, 85% de nossa integração com o meio ambiente depende da visão. “Um motorista que enxerga 100% e trafega em uma estrada a 90 km/hora tem 3,2 segundos para processar as informações de uma placa de sinalização. Para quem enxerga 66% a leitura tem de ser feita em 2,5 segundos e com 50% de acuidade visual o tempo de leitura cai para 1,6 segundos”, exemplifica.