Ophthal apoia campanha de Prevenção ao Câncer Intestinal
26 de setembro de 2019
Outubro Rosa: prevenção primária, detecção precoce e mamografia
11 de outubro de 2019

Dia 10 de outubro é Dia Mundial da Visão. Toda oportunidade é fundamental para conscientizar a população sobre a importância da consulta oftalmológica. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) realiza uma campanha promovendo este dia para a conscientização na questão da cegueira evitável e da deficiência visual.

Globalmente, são mais de 217 milhões de pessoas cegas ou com a visão comprometida, segundo dados da IAPB, que também revelam outro número importante: mais de 75% dos casos de cegueira são evitáveis. Desses casos, 89% das pessoas vivem em países de baixa e média renda, e as principais causas de visão comprometida e cegueira são os erros refrativos, catarata, glaucoma e degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

O que pode ser feito?
Quando foi a última vez que você que você estimulou as pessoas a seu redor a fazerem um exame oftalmológico? Você tem conversado com sua família, amigos e colegas? Mais de um bilhão de pessoas não conseguem enxergar bem porque não têm acesso a óculos.

Por isso é tão importante estarmos cada vez mais conectados e unidos para promover esta data, nos envolvendo e dialogando com o universo à nossa volta – a família de um paciente, com aqueles que raramente fazem o exame oftalmológico, com pessoas que têm fator de risco para desenvolvimento de doenças, como o glaucoma e a retinopatia diabética, enfim, todos que precisam absorver a mensagem de que a saúde ocular precisa ser acompanhada e cuidada com atenção, ao longo de toda a vida.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0